quinta-feira, 12 de abril de 2007

O primeiro trimestre - Um milagre em progresso!

Parabéns, você está grávida! Medo e alegria são duas das emoções mais comuns sentidas pela nova mamãe. Geralmente, as duas te atingem ao mesmo tempo, mesmo que você tenha planejado a gravidez para esse momento. Você às vezes nem acredita de imediato que esteja realmente grávida, ainda que esteja com o resultado "POSITIVO" do teste nas suas mãos, isso aconteceu bastante comigo. Você poderia até jurar que a sua menstruação vai descer essa semana como sempre porque você não está sentindo nenhum sintoma novo. E enquanto isso no seu útero ... o ovo fertilizado já completou sua jornada de sete a dez dias até o útero. Já se dividiu em dois: uma parte formando a placenta e a outra, o embrião.

Da perspectiva médica, mesmo estando grávida por duas semanas, tecnicamente, você está grávida há quatro semanas. A contagem é a partir do começo do seu último período menstrual. Talvez só faz uma semana que você descobriu que está grávida, mas dentro de você há uma reviravolta, uma tempestade acontecendo.

Com cinco semanas, seu embrião mede apenas dois milímetros, mas todos os órgãos já estão em desenvolvimento. Mesmo os olhos já estão começando a se formar.

Com seis semanas, você SABE que você está grávida. Como pode um ser que mede apenas quatro milímetros fazer você se sentir tão doente? Quase metade de todas as mulheres grávidas sofrem de enjôos, que podem ocorrer com frequência pela manhã mas também a qualquer hora do dia (ou da noite), e que pode ser atribuído a um nível mais elevado de estrogênio bem como à rápida expansão do útero.

Nessas primeiras semanas, você pode ser atropelada com uma avalanche de sintomas, desde tonturas e irritabilidade até cansaço e dores de cabeça. " Vou ficar assim pelos próximos nove meses?" - você deve se perguntar. Calma, muitos dos sintomas vão desaparecer com o começo do segundo trimestre.

Por volta da sétima semana, o embrião praticamente dobrou de tamanho com relação à semana anterior. Está mais ou menos do tamanho de um grão. A cabeça é quase do mesmo tamanho que o resto do corpo. Provavelmente seu médico sugerirá um ultrasom (se você ainda não o tiver feito), não se preocupe, o procedimento é considerado seguro para o feto e já pode detectar os movimentos cardíacos. Embora você não esteja se sentindo na sua melhor forma, nenhum dos seus sintomas fazem ou farão o bebê sentir-se mal ou desconfortável. Em fato, sua indigestão tem até um efeito positivo no seu bebê. O alimento diminui a velocidade conforme viaja pelo seu corpo, o qual pode causar um problema gastrointestinal em você mas, permite que os nutrientes sejam melhor absorvidos pelo seu corpo, favorecendo o seu bebê. Vestindo roupas um pouco mais confortáveis e soltas e, comendo em pequenas porções mais vezes ao dia pode ajudar a diminuir o seu desconforto.

Por volta da nona semana, seu bebê pesa mais ou menos uma grama. Mesmo que você não sinta o seu bebê mexer até o segundo trimestre, ele está super ativo dentro do seu útero. Os órgãos genitais já estão formados mas um untrasom ainda não pode revelar se é um menino ou menina. Conforme você vai chegando ao final do primeiro trimestre, o seu bebê deve estar medindo agora 7,5cm e pesando 14 gramas. Já tem a habilidade de engolir, absorver e eliminar fluídos. As mãos já estão formadas e as unhas estão em progresso.

Lá pela 13° semana de gestação, as cordas vocais já estão quase formadas, embora ainda vai levar um tempo até você ouvir o seu pimpolho chamando "mamãe" pela casa afora. O primeiro trimestre pode ser difícil mas ao saber tudo o que está se passando dentro de você, apreciando esta responsabilidade do seu corpo em desenvolver, desde órgãos até complexos circuitos cerebrais e ossos, faz valer a pena. Não desanime, em poucas semanas você estará novamente com dois velhos amigos: Energia e Entusiasmo!

Um grande abraço e até o próximo post!

0 comentários: