sábado, 10 de novembro de 2007

O Sono dos Bebês

Olá queridas companheiras sei que andei meio sumida, mesmo depois de prometer que acessaria este blog em dias já programados, ams as coisas estão bem apertadas por aqui, me desculpem!

O tema de hoje é o sono do bebê.

  • Porque que tem bebês que dormem a noite toda?
  • Porque tem bebês que acordam a noite toda?

Bom essa é uma das perguntas que eu me faço todos os dias. Eu tenho 3 amigas que tiveram bebês na mesma época que eu e das três o meu filho, com 1 ano e 2 meses, é o único que acorda todas as noites. Bem no começo eu achava que era tudo normal e com o tempo iria mudar, mas já faz 1 ano e nada, durante alguns meses andei lendo bastante e tentando muitas das coisas que eu lia, algumas deram certos e eu mesmo fui falha e deixei tudo voltar ao normal de novo. De todas as coisas que lí a unica que resisti ao máximo tentar foi "Nana Nenem" e por uma ou duas vezes tentei e desisti em 1 hora pois ví que não resolveria mesmo!

Quando acessei o blog de uma amiga ela estava falando exatamente sobre esse assunto, na época o Gui tinha 6 meses. Nesse blog uma pessoa me falou sobre o movimento "Soluções para noites sem choro" e o que li amei.

O livro nos orienta a criar uma rotina com o bebê e que isso requer paciência, mas os resultados são noites tranquilas e o melhor, não requer nenhum estresse nem dos pais e nem dos filhos. O que acontece é que para mim, que trabalho o dia todo e faço faculdade de noite, seria complicado pois eu não estaria por perto para exigir isso das pessoas que cuidam dele, desisti e deixei nos braços do Pai.

O tempo foi passando e minha mãe começou a colocar um colchão de solteiro na sala pra ele brincar enquanto ela assistia suas novelas ( e eu na faculdade) e depois de dar a mamada da noite ele dormia por sí só, antes nós o faziamos dormi na rede, então quando ele dormia ela o levava para o berço ainda dormindo. Quando ele pegou esse costume e aprendeu a dormir só meus problemas acabaram, pois ele até acordava de madrugada e resmungava bem pouquinho e mudava de lado do berço e dormia de novo, ou seja, acordava e em menos de 3 minutos dormia sozinho sem me chamar. Foi aí que eu pensei, ele sempre acordava de madrugada mas ele não sabia dormir sozinho, o que ele sabia é que tinha que ser balançado para dormir e por esse motivo minhas noites passavam e eu estava acordada balançando o meu filho.

Quando tudo estava bom começou a acordar porque o bico caia de madrugava e ele o queria de volta, eu e meu marido começamos a levantar várias vezes por esse motivo então, tiramos o bico. Tudo ficou otimo e comecei a não ir a faculdade por alguns dias e como toda criança ele é bem dengonso ao meu lado e nem queria saber de dormir no colchão e eu sem paciencia comecei a balançá-lo de novo, meus problemas voltaram!

O que eu descobri, vida de mãe é vida de descobertas, é que o Gui sentia sono umas 7hs e eu segurava ele até pelo menos umas 9 ou 9 e meia da noite e aí uma amiga me disse que eu estava ensinando o meu filho a resistir ao sono e por esse motivo eu passava horas balançando ele mesmo ele estando morrendo de sono e acordava de madrugada e passava mais horas para voltar a dormi.

RESULTADO: Se você estiver grávida ou acabou de ter um bebê não balance ele nem na rede, nem nos braços e nem coloque ele para dormir batendo em suas costinhas pois eles não sabem que é preciso ser feito isso para que eles possam pegar no sono somos nós que os ensinamos isso.

A criança precisa ter uma rotina antes de dormi para que ela saiba que está chegando a hora de deitar e dormi e ela precisa aprender a dormir sem ajuda de ninguem, isso não quer dizer que você não possa ficar perto dela nesse momento isso é escolha sua.

E com seus filhos, como está sendo suas noites de sono? Aguardo repostas.

Espero que tenham gostado do tema de hoje, abraços e até o próximo post!

44 comentários:

aprendendo a ser mãe disse...

pois é amiga eu eduquei a minha bebe da pior forma possivel,pois não tinha nenhuma esperiencia com bebes,e logo assim que cheguei da maternidade ,fui passar meu resguardo na casa de minha mãe,achei que seria bom,foi péssimo;pois eu super cansada e sem esperiencia fui atras de minha mãe.ela dizia anda com ela,fiquei eu andando a noite toda com a bebe no colo pra ela adormecer,perdia horas colocando ela pra arotar(bebes quando dormem não arrotam)concluzão ,ela pegou vicio de colo e fiquei quatro meses com ela no colo,não podia azer nada porque não queria deixa-la chorando,foi um pega pra capar,sofri muito,hoje ela esta com sete meses,e dorme até bem,só acorda bastante pra mamar e sente saúdades,isto pra mim é ótimo em vista do que passei,depois melhora ;o único prolema é que ela é viciada em mim,só dorme só se for comigonão posso deixa-la co ninguém,ainda não posso trabalhar tenho medo que ela sofra,mais um dia tudo volta ao normal,é muito estressante mais passa.beijos e felicidades

soniatavares disse...

ola gostaria de partilhar com voçes a minha experiencia como mae de um bebe de 2 meses. o meu filho normalmente dorme a noite toda. nunca o acordo para comer. antes da ultima mamada dou-lhe banho esfrego-lhe a barriga com azeite morno para acalmar possiveis colicas uma vez que ele tem algumas colicas quer de noite ou de dia, dou-lhe o leitinho e pronto la o adormeço no meu colinho. posteriormente coloco-o no seu bercinho e dorme ate ao outro dia de manha. segundo a minha opiniao mts vezes a culpa dos nossos filhos acordarem de noite e nossa. stress e nos mesmo acordamo-los para comer alterando-lhe assim o seu ritmo. durante o dia o meu filho tb custuma descansar bem tirando as alturas que lhe da o ataque de colicas e ai tenho de andar com ele ao colo, massaja-lo.... de dia tenho as pressianas levantadas, tv ligada... a noite tudo apagado. para ele saber a diferença entre o dia e a noite. qd ao pegar ao colo nao tem mal nenhum as crianças precisam de ser acarinhadas e amadas so assim podem ter segurança no futuro. os bebes choram mais qd se sentem desamparados. se os vossos bebes acordam para mamar a noite e porque o leite que beberam antes de dormir nao e suficiente que tal darem suplemento. o meu filho quase que bebe ate adormecer. qt mais satisfeito tiver antes de dormir melhor sera a noite que vos vai dar.
uma vez o pediatra disse-me que tinha de acordar de 3 em 3 horas para lhe dar de comer. o que aconteceu foi que ele acordava mal disposto, chorava, nao queria comer e ainda por cima depois nao queria dormir pq estava com a birra. mudei de atitude no dia a seguir. qd o vosso filho durante a noite começar a reclamar um bocadinho sem estar a chorar coloquem a chucha nao o levantem logo vao ver que ele pega no sono de novo e so acordara de verdade qd tiver fome. bem aqui fica a minha experiencia pode ser que ajude. temos de respeitar algumas vontades dos nossos bebes para o bem deles e nosso.

Unknown disse...

O MEU FILHO NÃO DORMIA MUITO ANOITE POIS AGORA ELE DORME A NOITE GUASE TODA SO ACORDA PARA TOMAR SUA MAMADEIRA E DORME EM SEQUIDA SOZINHO EU SO DEITO ELE E ELE DORME SEGURANDO A MINHA ORELHA. ELE JA DEU MUITO TRABALHO ANOITE AGORA NÃO DA MUITO TRABALHO NÃO. EU COLOCO UM DVD PARA ELE ASISTIR E ELE FICA ASISTINDO SOZINHO E QUANDO QUER ALGO ELE VAI ATE ACOZINHA SE NÃO TIVER AO ALCANCE DELE ELE PEDE

Rosana Lessa (klessa) disse...

Olá Dani, li seu blog e gostei muito. Sabe, tenho um bebê de 5 meses que é um amorzinho... Ele dorme mamando, dorme no colo balançado, no cangurú quando saio com ele, dorme sem balançar e dorme sozinho na cama.Quando chega a hora do soninho dele, não tem contra-tempo, fecha os olhinhos e capota!
rosana.lessa2@terra.com.br

A Arte da viver. disse...

OI desculpeo seu post eh antigo nem sei se vc vai ver este comentario, mas nao me permitir nao comentar, eu uso e faco parte do movimento solucoes, baseado no livro da doutora Pantley, este assunto sono e a pecoupacao de todos, e comigo nao foi diferente.
Eu usei as tecnicas do doutor Karp, que consiste em balacar os bebes, eu ficava horas na bola de pilates, com ele enrolado feito um rolinho fazedno barulho estatico, e colocava na cama dele, e por abolimos o berco e usamos cama familiar, e ele domia a noite toda,e hoje mesmo ele tendo sido adotado as tecninas de dormi balancando ele nao precisa mais disso, eu so dou banho nele, coloco ele na cama e deito do lado dele, ele mama e dorme, acorda para mamar, e dorme toda a noite desde das 8:30 ate as vezes a 9:00 da manha.
Ele e um garoto esperto agora com 6 meses, sencivel ao barulho, feliz e tranquilo, as tecnicas do doutor Karp e para ativar os reflexos calmantes do bebe, depois ele nao precisam mais sem embalados, por que balancar bebes tambem exige tecnica.
comigo deu super certo.

Marineusa disse...

Agradeço quem puder me ajudar...
Meu bebê tem 6 meses agora, e desde que ele nasceu eu não sei o que é sono tranquilo para ele.
Assim que nasceu foi acostumado a "tentar" dormir no colo; digo tentar porque ele raramente teve um noite de dormir na primeir tentativa. Sempre dormiu e acordava várias vezes na noite, geralmente com muito choro.
Teve uma pequena melhora lá pelo quarto, quinto mês, mas agora voltou tudo novamente.
Ele dorme mamando no peito la pelas 23 horas ou um pouco mais tarde, e a sequencia são vária acordadas acompanhadas de muito choro e "parece" um desespero que não entendemos o que é... Já tentamos remédio para cólica, remédio para dor de cabeça, luzes acessas.... agora a pediatra alterou o leito para soja na tentativa de ser cólica do leite de vaca, mas também não esta adiantando.
Eu não estou aguentando, e estou muito estressada.
Alguém teve experiência semelhante que possa me ajudar?
Agradeço.

Pas disse...

meu bb tem 3 meses e faz isto.. acorda de 1 em 1 hs pra mamar ou seja fica quase a noite toda no colo e no peito.

Pas disse...

continuando...
ja o irmão de 2 nos e 3 meses nunca foi de acordar muito ... dormia as 21 hs acordave as 24 e as 3 hs mamava e dormia...

quanto aos costumes eu continuo na mesma...

cadeira de balanço, carrinho e colo... é barra .. tento deixar o de agora no berço e ele começa a chorar.. o mais velho dormia sozinho este é ruim em....

mas este tem um probleminha no intestino que estamos unto com os medicos iniciando as investigações pra saber o que é... só sei que ele tem muitos gases.... é barra.... aai acaba sendo mais mimado que o primeiro ... mais colinho sabe como é né...

Fabiana Eisenmann disse...

É verdade, minha bebê começou a dormir muito mais e melhor depois que aprendeu a adormecer sozinha. As vez ainda acorda, mas a qualidade do sono é muito melhor.

Conto tudo o que aprendi no meu blog dê uma olhada lá: http://sonodobebe.blogspot.com/2009/09/metodos-para-ensinar-dormir-sozinho-mae.html

Unknown disse...

oi tenho um bebe de 2meses ele dorme bem de noite so acorda as 9hs da mnha tirando as colicas das 18 as 20 tudo bem calmo qundo comecei a da chazinho de camomila a ele dorme q uma beleza estabeleçe rotina e bom

GEórgia disse...

Gente, pra comentar aqui é pré-requisito escrever errado? Que horror, heim?
Bom, eu tenho uma única teoria a respeito de bebês que não dormem à noite: peito! Podem me criticar, chorar, contra-argumentar, falar o que quiserem, mas crianças que mamam no peito à noite, não dormem bem. E não é só pela fome, mas por uma série de outros fatores que vêm junto com a amamentação: a presença da mãe, o contato, o cheiro, o costume de tê-la ali do lado. Sem falar que a consistência (atenção: consistência, e não composição ou valor nutricional) do leite materno é menos espessa que a da fórmula infantil e isso acarreta que pesa menos no estômago e, portanto, a probabilidade da criança sentir fome à noite é muito maior. Daí ela acorda pela fome e devido a uma série de fatores, inclusive atitudes dos próprios pais em relação ao bebê (como trocar a fralda, acender luz, conversar com o bebê, tentar adivinhar o que está acontecendo, etc), ele desperta. E aquilo vai se tornando um hábito, até chegar ao ponto em que o bebê não dorme à noite. Meu filho tem 7 meses e desde que parou de mamar no peito à noite (aos 3 meses) dorme como um anjinho. Fica a dica. Quem quiser fazer dos seus filhos bezerros exclusivamente mamadores, boa sorte e boa insônia!! Beijossss

Marineusa disse...

Que chique Georgia... além de Pediatra você é pedagoga??? Parabéns!!!

Pas disse...

Oi meninas.

Depois de investigar o que meu bb tinha de errado ... o saldo são 2 cirurgias ( 1 colostomia e uma reconstrução com retirada de 30 cm do intestino grosso ) e algum tempo de assadura após a cirurgia que tem 25 dd de feita.

Ele nem parece que fez a bendita cirurgia está muito ativo e aprendendo tudo muito rapido. Só que por conta de 1 ano sendo mimado ele não dorme sozinho por muito tempo e acaba dormindo comigo queria tirar o seio mas ele chora muito pedindo ele a noite. Alguem poderia me dar dicas para isto. Ele fez 1 ano dia 15 de abril.

Obrigada

Dy disse...

Dy mamãe do Teteu .Sou muito grata ao Pediatra do meu filho ele disse mãe a regra é: Mamou, arrotou, berço. Segui a risca hoje meu filho tem 1ano e 10 meses, levo ele até a porta do quarto, digo que ele vai dormir, beijo-o digo que amo desligo a luz e fecho a porta.Ele dorme em média 10h por noite. Uma benção.

Anônimo disse...

Olá, meu bb tem 4 meses e para ele dormir temos que balaçar ele no colo . Isso é bastante cançativo, pois ele é bem gordinho esta pezando 9kg e eu desenvolvi tendinite pós parto. Alemm disso ele acorda de 2 em 2 hs para mamar, porem logo após a mamada ele dormi sem dar trabalho nenhum. Um grande abraço e gostei do seu blog.

Unknown disse...

não se preocupe pois meu bebe está com 9 meses e somente agora ele começou a dormir a noite toda pois ele acordavaa noite para mamar .Depois que tirei ele do peito ele dormea noite inteira sem interupcoes

Karen disse...

Meninas, preciso de ajuda!
Apesar de não ser mãe de primeira viagem, (já tenho uma menina de 4 anos que NUNCA me deu trabalho quanto ao sono- e mamou no peito até 1 ano e meio), tenho agora um bebê de 1 mês e meio que acorda de hora em hora para mamar...na verdade muitas vezes ele dá só um golinho e dorme nos meus braços novamente, ás vezes nem mama, só se espreme para fazer cocô e volta a dormir...estou como um zumbi sem dormir ( e olha que espero ele reclamar MESMO para eu ir até o quarto dele).
Faço as dicas do Soluções mas nada mudou nesse 1 mês, hoje tive um insight, será que pode ser porque o amamento a hora que ele quer durante o dia? Tipo ele resmunga e dou peito, acorda, dou peito (por recomendação da minha pediatra - peito a vontade), será que é interessante começar a controlar as mamadas de 2 em 2 h? (mas lembrando que não sou adepta a dixar o nenem chorando desesperado, mas quem sabe tentar distraí-lo)...
Aguardo sugestões, muito obrigada!

jamary kelly disse...

O meu bb já têm nove mesês e não tem noites bem tranquilas,pois passa a noite mamando,isso é muito canssativo,meninas o q devo fazer?

Thamara disse...

Meu bebe tem 1 ano e 1 mes e resmunga a noite toda, e mama umas duas mamadeiras por noite....num aguento mais....sempre balanço ele no carrinho pra dormir....me dem dicas
Obrigado tmalfitano@hotmail.com

Anônimo disse...

ola sou mae pela primeira vez e tenho mts duvidas meu filho ja tem 2anos vivi com meus pais sou mae solteira e meus pais dizem ke nao dou educaçao ao meu filho ele so dorme tarde la pela meia noite nao todos dias as vezes la pelas 23horas e acorda pelas 10horas e tal keria saber se faz mal ao cerebro do meu filho meu pai diz ke faz ele ficar doido é possivel ? faz mesmo mal? e tenho outra duvida ele tem todos os sintomas da doencia hiperactividade. Normalmente é aquela criança que não consegue brincar muito tempo com um mesmo jogo, muda rapidamente de uma atividade para outra, não assiste a um filme inteiro, não fica sentada por um longo período e se distrai facilmente com qualquer estímulo. Muitas vezes, durante um diálogo, não sabe esperar, responde às perguntas antes que a outra pessoa acabe e fala excessivamente Suas emoções são expressas com maior intensidade, independente do tipo de emoção e seu humor é bastante oscilante. Além disso, é uma crianças que possuem necessidade de agir rapidamente,grita por tudo e por nada nao sei o ke mais fazer para ke ele seja mais bem comportado e nao grite tanto ajude-me porfavor responde para meu mail marcia_silva_23@hotmail.com obrigada.

Anônimo disse...

Cada dia que passa estou cada vez mais cansada pois meu bebe só dorme no colo quando vou colocar ele no berço ele acorda ele esta com 1 ano e 3 meses não quer comer nada só quer mamar no peito não sei mais o que fazer me ajudem obrigada

Anônimo disse...

a pediatra do meu filho disse que se quizer acostuma-lo mais independente vc terá que se afastar .... não adianta querer dar mamadeira se ele tiver perto de vc o cheiro da mãe fará ele chorar até conseguir o que quer... peito.
acredite é verdade meu filho qdo não esta comigo come até pedra... rsrsrs... quando eu estou perto só quer peito... vou desmamá-lo em dezembro. ele já tem 1 ano e 6 meses... ta na hs de me deixar dormir de madrugada.... rsrsrs

Anônimo disse...

meus filhos dormem as 21:30 todos os dias e acordam as 6:30... se quizer que seu filho durma cedo de noite vc terá que primeiro acostuma-lo a acordar cedo. Os meus me acordam todos os dias.. e eu que acostumei a acordá-los 5:30 quando trabalhava não posso nem reclamar ... prefiro que eles durmam cedo do que ter de ficar até tarde acordada...

Anônimo disse...

Olá! meu bebe esta com 1 ano e 9 meses. Desde os 3 meses dorme em seu quarto. Até os 12 meses ele dormia mamando, depois adormecia sozinho,porem em nossa cama e ai levávamos ao seu quarto. A alguns dias, depois de uma viagem, em que ele dormiu 3 noites comigo, não quer mais dormir em seu quarto. Acorda aos prantos varias vezes a noite. Ja tentamos de tudo, seguimos todas as sugestões que achamos pela Internet e de amigos, deixamos chorando por 1 hora e nada. Não sabemos mais o que fazer, estamos nessa luta a 20 dias.
Parece ser uma fase, como tantas ja passaram e as que tem por vir.

Anônimo disse...

Meu bebe tem 6 meses e nao tem geito mama a noite inteira. E durante o dia so tira umas coxiladas nao sei o que fazer

Anônimo disse...

Pois é a maternidade é uma das experiências mais estressantes que experimentei. Todo floreado que muitos ilustravam constatei naõ existir, é muito choro,insônia, preocupação. Para a mulher é cruel, debilitante. Minha bebê tem quase um ano e ainda acorda de noite, as vezes passa períodos acordada até adormecer novamente. Tudo já foi bem pior quando acordava de hora em hora, quandoo ela desmamou descansei um pouco mais. Infelizmente seus horários de sono são muito irregulares, dorme por longos períodos a tarde, a noite demora a dormir e não tem um sono legal nesse horário. Boa sorte a todas..QUANTO A MIM NÃO QUERO MAIS FILHOS SOFRI MUITO PODEM ACREDITAR...

Anônimo disse...

Boa Noite!!

Eu tenho uma filha de 2 anos e 9 meses, que me deu muito trabalho para dormir, mamava o tempo todo e teve muita colica passavamos a madrugada com ela no colo e no dia seguinte levantava cedo para ir a faculdade e meu marido trabalhar, emagreci muito pq todo meu tempo era dedicado a ela, que nao me largava por nada, mesmo com tanto amor pela minha princesa eu estava cansada...simplismente acabada. Essa situação só melhorou qdo ela estava para completar 2 anos, hj é uma maravilha, ela sai com a madrinha, dorme finais de semana nos avós. Agora enfrento outro problema "ciumes" do irmão que nasceu em abril, ao contrario dela ele é uma criança tranquila, meu leite acabou e dou mamadeira, ele dorme bem, é tranquilo, fica sozinho no bebe conforto é um anjo...e as noites estão calmas apesar de ainda acordar para mamar...porem percebo que depois que iniciou a formula ele tem dormido mais. Estou dando aptamil pois o nam deu colicas.
Quando somos mãe pela primeira vez não entendemos muitas coisas que devem ser observada na relação com nossos filhos, mesmo pq nada é igual desde a gestação ate a maneira de ser de cada um...temos que respeitar esses limites que muitas vezes passa desapercebido mas que são importantes.
Espero ter ajudado alguem.
Abraços, Fabiana.

Unknown disse...

Adorei a matéria... Minha bebê tem 3 meses e ainda me dá um trabalhão, fico acordada com ela horas e horas, balanço, ando pra um lado e pro outro e nada!!! Agora percebo que tenho realmente acostumado ela mal, pois ás vezes ela mal começa a reclamar e eu já pego ela para ninar... Tentei criar rotinas mas nessa vida de hoje em dia, isso é um pouco compliecado, vou procurar seguir algumas dicas... bjos e boa sorte a todas as mamães...

Gabriele Lima disse...

Gostei muito do seu Blog, tenho uma Valentina de 7 meses e desde que nasceu sempre me deu trabalho ela acordava muito umas 4 vezes durante a madrugada mais depois com o passar do tempo eu introduzir o leite de lata na mamadeira sempre antes de durmir a noite e ela parou de acordar de madrugada se acustumou e hoje já durmo melhor não é "AINDA" o sono dos meus "SONHOS" rsrsrsrsrsrs Obrigada pelas dicas das papinhas Amei !!

Marcela disse...

Oi, oi!
Alguém aqui falou negativamente sobre amamentar o bebê durante a noite e fez um comentário errôneo acerca do leite materno.
Sou nutricionista, tenho uma menina de 4 meses de idade que mama durante a madrugada sim. Ela sempre foi de mamar bastante e é uma crianca muito feliz, não posso negar a ela o leitinho e o contanto com mamãe que tanto lhe fazem bem.
O leite materno varia de composicão e consistência dependendo do horário do dia (entre outros fatores), e costuma ter maior quantidade de gordura durante à noite, dando maior saciedade ao bebê (algo que lhe permitiria dormir por mais tempo do que durante a manhã/ o dia).
Há bebÊs que têm maior necessidade de ser amamentado, enquanto há aqueles que não o têm. Cada ser humano é diferente e especial.
Um beijo a todas e boa sorte para todas nós com o sono de nossos bebês!

Thaís disse...

Olá mamães do Brasil afora! Venho aqui tentar solucionar uma questão que me ocorre há algum tempo lá em casa. Tenho uma filhinha de 1 ano e 2 meses. Amameintei até 1 ano e foi uma delícia (concordo com Marcela).Desde os 2 meses de idade ela dorme a noite inteira, sem acordar para mamar. Acontece que a partir dos 10 meses, ela passou a exigir minha presença para dormir. Não preciso embalar ela, mas preciso ficar juntinho, deitada na mesma cama. Não a levo para o meu quarto, pois acho que vou acostumá-la mal, mas fico totalmente desconfortável, dormindo numa cama de solteiro no quartinho dela, abandonando assim meu marido. Ela não demora para dormir, apaga assim que eu coloco na cama junto comigo, mas se eu me afastar, ela acorda e chora. Queria uma luz para que isso mude...será que é normal? Será que devo deixar ela dormir junto com a gente na cama de casal? Será que coloco um colchão no chão do quarto dele e saio de mansinho? Alguém pode me ajudar?

Anônimo disse...

eu sou mãe de um menino de apenas 7 meses e li sobre não dormir de noite e vou seguir os conselhos obrigada!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Pessoal!! Mariana tem 1 ano e desde que nasceu prematurinha foi acostumada a dormir sozinha no quarto dela, acompanhada apenas pela babá-eletrônica. O único período em que tivemos problemas foi quando surgiram as cólicas e juntamente com ela passei das 23 às 01h acordada tentando acalmá-la. Depois que as benditas desapareceram foi só alegria: a noite toda cada um na sua cama, até hj. Ela ainda dorme de dia, 1 a 2h de manhã e 2-3h à tarde.
Acho que devemos isso à rotina de 24h bem estabelecida e os mesmos preparativos para a hora de dormir. Dica: um banho antes de dormir ajuda baaaasstante. Bjs!

Marcos Antonio disse...

Quero apenas compartilhar, como artista e vovô coruja, a canção inspirada em minha netinha de um ano de idade e nas gêmeas que estão para vir à luz. "SILÊNCIO", não o das solenidades em igrejas, teatros, etc., mas o que é exigido em respeito ao sono dos bebês. Dedicada a todos os que amam bebês, inclusive a própria família. Na música, todos estão envolvidos, pela ordem: a vovó, o cãozinho da família, a mamãe, o papai, o vovô, os irmãozinhos, os titios e as titias:
http://soundcloud.com/servo-marcos/sil-ncio

Laís disse...

Tenho um bebê de 2 meses e meio, que mama exclusivamente, em livre demanda. Não concordo quando dizem que quando a criança não dorme bem à noite, a culpa é do leite materno. Claro que, por ser um leite de fácil digestão, o bebê vai sentir fome mais cedo do que se utilizar as fórmulas infantis. Mas é possível sim que um bebê que só usa leite materno durma a noite toda, o meu faz isso. Algumas noites ele acorda, mas não é regra, com 1 mês e meio ele já começou a dormir algumas noite sem acordar, e quando acorda, é 5 e tanta da manhã já. Concordo com a Marcela, isso vai variar de bebê para bebê. Tenho uma amiga, médica, com um bebê de 1 mês que mama de hora em hora, inclusive à noite, vejo o desespero dela sem dormir, então não recrimino quando ela pensa em dar leite artificial, deve ser muito estressante viver essa realidade. Meu bebê só está me dando trabalho na hora de pegar no sono na hora dos cochilos diurnos. Quando está com sono chora, ai dorme no braço, sendo balançado, mas quando vou por no berço acorda chorando e tenho que ninar novamente, e a cada tentativa de colocar no berço ele acorda de novo e fica nisso até ficar muito muito estressado, não dorme mais e me deixa muito muito muito estressada também. Comecei a balançar ele no carrinho, funciona, mas não posso tirar ele do carrinho. Concordo que o hábito de balançar bbs para dormir vicia, não recomendo. Um abraço a todas!

Mãe da Laura disse...

Olá por favor minha bêbe já tem um ano e até hoje não dormi bem,nem durante o dia e nem a noite.De madrugada acorda pelo menos umas 4 vezes pra mamar,confesso já não aguento mais não sei o que fazer por favor mim ajudem.

Lucibele disse...

oi meninas eu tenho um menino de 2 meses e recente começou a acordar a noite toda de 30 em 30 chorando muito, só dorme para valer as 07 da manha. Li muito sobre insônia e vou tentar parar de balançar ele para fazer a experiência.

Danny disse...

Meninas experimente procurar no google extero gestação vc's vai ver como funciona....

Josi disse...

Oi meu filho vai fazer 9 meses dia 17,ele acorda a noite toda chorando só dorme depois q coloco o bico na boca dele,mas percebi que na noite passada q ele dormiu na minha cama junto comigo ele dormiu a noite toda.O que pode ser,será q ele sente minha valta quando dorme no berço ???

Arielle Ferreira disse...

Minha bb tem quase 7 meses e desde 2 meses ela dorme a noite toda.. mamou no peito ate os 6 meses..
Nao fiz nada de especial para ela dormir a noite toda.. pego ela no colo, de tarde as vezes faço ela dormir no colo pq e uma delicia nanar o bb no colo, e ela nao ficou mal acostumada nao.. Pelo contrario, chega a hr dela ir dormir deito ela na cama dela e ela dorme e acorda só as 8 da manha do dia seguinte, mama e dorme denovo até as 10,11 hrs. E sinceramente acho um absurdo falarem q a causa do bb nao dormir a noite toda seja o leite materno!

Thais disse...

Meu filho tem 1 ano e 7 meses e faz 2 semanas que.não sou mais mamar pra ele, as noites tem sido pesadelos, com vc foi assim?

Unknown disse...

Meu bebê hoje tem um aninho mas já passamos por várias fazes, agradáveis e desagradáveis com relação ao sono. Dos 2 aos 05 meses, aproximadamente ele dormia por volta da meia noite e acordava às 7 da manhã. Até aí ótimo. Mamava só no peito. Eu dava um banho, o último "mama" era às 23:30, meia noite já estava dormindo. A pediatra sempre me disse que durante a noite não precisa acordar o bb pra mamar, porque se está dormindo é porque não está com fome. Sem deixar passar de 12 horas dormindo direto. Após os 06 meses começou minha maratona de ficar acordada a noite. Continuei com a mesma rotina, banho às 23, passou a a tomar mamadeira, porque eu precisava trabalhar a partir do seu sétimo mês. Então... Mamadeira às 23:30 e soninho às 00 hs. Acordava, uma, duas, tres, até cinco vezes na noite. Aí eu tinha que colocar ele na cama pra voltar adormecer novamente. Quando voltei a trabalhar , piorou. Demorava pra adormecer durante a madrugada. Já teve noite de despertar à 1h e dormir só às 6hs. Eu me arrumei e fui trabalhar arrasada. Tinha mania de pedir a minha mãe (que tomava conta dele) que acordasse ele durante o dia pensando que se dormindo menos de dia dormiria melhor a noite. Balela... hoje ele dorme quantas horas quer durante o dia, sem deixar passar das 17 e por volta da meia noite dorme até às 09 do dia seguinte. Me condicionei e conscientizei de ter de ficar acordada quando não tiver jeito e ele não quiser dormir, porque ele de madrugada não fica com meu marido nem com minha mãe. Só comigo. As vezes acorda de madrugada, resmunga, até troca de lado no berço, mas volta a dormir em menos de 5 minutos sozinho. uma bênção. Tive também a fase de por na cama comigo. Ele dormia, mas eu não, com medo dele acordar e cair da cama sem eu ver por estar bebada de sono e cansaço. Agora ele dorme bem e eventualmente acorda mais de uma vez ou fica horas sem querer dormir. Deixe seu filho dormir quantas horas quiser durante o dia, com a casa aberta e sem muito silêncio (com movimentações normais para o dia). Quando estiver acordado, dê brinquedos, ligue a tv, distraia-o, faça o movimentar-se bastante, com todos os cuidados para não se machucar. meu bebe joga bola desde os nove mees, ja que começou a andar com pouco mais de 8 meses. Durante a noite, mantenha um horário fixo para banho, mama e ir para o quarto. Silencio.No caso dele, assim como eu, a televisão desperta. A tv no quarto é desligada ao fazê-lo dormir. Não fale muito ao coloca-lo para dormir. Faço sempre desse jeito e tem dado certo. Espero que este comentário possa ajudar a alguém. Beijos. Shirley e Luiz Fernandinho meu bebe lindo(RJ).

Unknown disse...

Nossa, meu filho tem 1 ano e meio. Como sou mae de primeira viagem, tbem comecei a nina-lo p dormir, pois meu bb tinha mtas colicas. Com o passar do tempo, me vi "refem" dessa pratica. Alem de nina-lo, tinha q balanca-lo e ele ainda pegava na minha orelha (o q confesso me irritava). Aproveitei q me mudei quando ele tinha 1 ano e 3 meses e q tdo iria mudar tbem (pois uma mudanca de ambiente muda tda a rotina deles) e fiz ele adormecer sozinho. Q alivio!!! HJ, quando eu toco nele na hora de dormir ele desperta: ou seja adormece sozinho. Dou a mamadeira e quando acaba ele me entrega e adormece sozinho. Ele quase naum acorda a noite, a naum ser por causa dos dentinhos q no caso dele nunca vem 1 so. Agora estamos vivendo o nascimento dos caninos e estao vindo os 4 de uma vez. Fora isso, ele adora dormir. Meu bb eh um anjo.

Unknown disse...

Olá, meu filho tem 1 ano e 1 mês, ele costumava dormir a noite toda, dormia o mais tardar às 23:00 e acordava por volta das 7:00, mas de uns 2 meses para cá ele começou a acordar muito de noite e a dormir a cada dia menos, eu continuo o colocando para dormir no mesmo horário, mas ele acorda meia hora ou uma hora depois e ai só quer ir dormir às 3:00 .. 4:00 da manhã, tem noites que só volta a dormir ja de manha, eu e meu marido ficamos esgotados e ja não sabemos o que fazer!
Vi que é normal em crianças nessa faixa etária acontecer isso devido a muitas novidades que a criança está enfrentando, ele aprendeu a andar faz pouco tempo, o que vc acha que posso fazer para que ele volte a dormir ?