segunda-feira, 11 de junho de 2007

Cardápio para bebês de 3 a 5 meses


Só uma alimentação variada e equilibrada oferece à criança a quantidade de vitaminas, cálcio, ferro e outros nutrientes que ela necessita.


“O ato de alimentar tem que ser prazeroso para não gerar trauma”
“Se seu bebe chorar não insista faça de maneira lenta, com dedicação e todos os dias ate ele se acostumar”

“O bebe aprende o que ensinamos”.


3 A 5 MESES


»Papa: Amassada e Peneirada
»Frango caipira e músculo (apenas para soltar o caldo)
»1 (uma) pitada de sal e 1(uma) colher (mínima) de óleo
»Batata Inglesa, cenoura, chuchu, abóbora.
»Maça, banana prata, pêra e mamão papaia.
»Suco: Laranja Lima e Água de coco (oferecer 10 ml até completar 100 ml)
1º SEMANA
Segunda a Sexta(6:00-8:00-10:00):
Leite Materno

Almoço 12:00h
(papa amassada e peneirada)
Segunda
Papa: Batata Inglesa
Terça
Papa: Cenoura
Quarta
Papa: Chuchu
Quinta
Papa: Abóbora
Sexta
Papa: Batata Inglesa e Cenoura
Sobremesa:
Maça
Sábado
Papa: Abóbora e Chuchu
Sobremesa:
Banana Prata
Domingo
Papa: Batata Inglesa e Chuchu
Sobremesa:
Mamão
Segunda a Sexta(13:00h 15:00h 17:00h 19:00h 21:00h 23:00h)
Leite Materno


No próximo post colocarei as demais semanas, até completar os seis meses. Espero que tenham gostado, um grande beijo e até o próximo post.

32 comentários:

Cris disse...

olá....

Gosto muito do teu blog pois acho muito util paar quem tem bebes .
Gostava que publicasse receitas paar bebes de 14 meses, pois por vezes a imaginacao comeca a falhar e gosto que a minha filha tenha uma alimentaco variavel.

obrigado

Unknown disse...

adorei as sugestoes minha bebe tem 5 meses e e otima p alimentaçao. quero + novidades de cardapios

Unknown disse...

Minha bebe tem 5 meses e ainda estou perdida sem saber o que dar a ela, queria poder dar uma alimentação mais variada. ela ainda mama e ja toma nestogeno, pois já voltei a trabalahar. por favor me passa um cardapio para ela.

Anônimo disse...

Gostei muito da dica de cardápio, mas amementar um bebê de 3 a 5 meses a cada 2 horas é no mínimo trabalhoso. Meu bebê tem 4 meses, mama a cada 4 horas das 7:00 até as 15:00, com cházinho e suco de laranja lima antes das sonecas e depois às 18:00, 20:00 e 23:00 para dormir a noite toda.

Unknown disse...

gostei muito vc esta de parabêns..
escontrei o q eu queria mesmo, espero q continue pois assim q eu poder vou esta sempre dando unas olhadinhas...
bjuss e um abraço!!

Ale disse...

Olá vc esta de parabéns gostei muito do cardápio, tenho um bebe de 5 meses e gostaria de mais sugestoes de cardápios.

Anônimo disse...

Oi Sou Angélica,tenho um bebê de 4 meses, gostaria de saber se ja posso oferecer a ele alimentos sólidos...Quais são?

Unknown disse...

Adorei este cardapio..sempre procurava algo do tipo na net e nunca achava nada q me ajudasse.obrigada

Unknown disse...

nossa muito interecante gostei muito, ja que os pediatras que eu ja passei nao me indicaram tao claramente assim. muito bom emso este blog.
Parabens!.
vitoria

Alexandra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Cinara disse...

Oi tenho uma bebê linda de 3 meses e 3 semanas e queria umas idéias de como introduzir sopas salgadas no cardápio dela pois já trabalho fora e não queria deixá-la só no leite niho

neuma disse...

meu bebe tem 5 meses e estou oferecendo frutas e verduras para ele so que estou persebendo que ele esta ficando inquieto´a nóite e nao tem um sono tranquilo éstou achando que ele nao esta tendo uma boa digestao

Anônimo disse...

Oi, Estava olhando suas receitas sou mae de 3 criancas e nunca dei sal aos meu bebes ate um ano de idade! vc esta indicando as pessoas a usar sal nas papinhas dos bebes vc sabia que sal nao e saudavel para adulto imagina um bebe?! e as papinha sao recomendadas para bebes de 6 mes adiante! preste muita atencao ao que vc esta indicando as pessoas pois sabe se la o que as mae estao fase ndo com suas dicas uma alimentacao saudavel nao requer sal ou gorduras e sim fibras e proteina e boms carboidrato. lembre-se um bebe nao sabe o que e bom e nao sabe o que e ruin somos responsavel para mostrar a eles o que o camilho certo! diga nao ao sal e acucar na comida de bebes e criancas e teremos humanos mais saudavel no futuro!

Anônimo disse...

Oi anônimo acima! todas as dicas dadas tb foram repassadas pela minha pediatra.
Acho que vc deve se informar melhor antes de fazer comentários.
1a. vez que vi o blog e adorei
Abraços,

rafaella venancio disse...

Acho que as indicações variam de pediatra para pediatra,realmente so é indicado começar a dá papinha apos os 6 meses,mas a pediatra do meu bebe indicou ja as 4 meses,pois eu tinha que voltar a rotina de trabalho e só o leite materno não daria para o alimenter por todo o dia,mas realmente o sal e o açucar não pode conter no cardapio.

Anônimo disse...

ola, nossa vc me ajudou muito com esse cardapio, eu estava perdida, nao sabia colocar horario nas refeições,obrigada
e sobre esse comentario anonimo que fala sobre sal, quero dizer que no cardapio nao tem em lugar algum que manda colocar sal ou açucar, leia com atençao, e depois vc comenta, se nao tem capacidade de ajudar, nao atrapalha, ok
mande mais dicas, pois esta nos ajudando.

Anônimo disse...

Gente, prestem atenção na saúde dos seus bebês...sigam seu pediatra, o que é bom pra um as vezes não é bom pra outro. Quanto ao comentário do sal, releia querida, pois no item 3 a 5 meses indica sim o uso de sal, aprenda a ler primeiro antes de criticar!!!! Sal realmente faz mal, não incluam sem orientação responsável!!!

Unknown disse...

Gostaria de saber se o meu bebê de 5 meses pode comer papinhas de frutas e tomar sucos naturais de frutas?
Queria saber se ele pode comer abóbora amassada.

Anônimo disse...

Gente, não podemos fazer das dicas de internet uma bíblia.A internet serve como um tira dúvidas.Tem gente fazendo perguntas sobre o que dar ao bebê, parecendo que está falando com o pediatra.A matéria é ótima (Tirando o sal) ajuda a diversificar o cardápio.Porém o que o SEU bebe vai comer, so o pediatra e você pode dizer, cada criança tem um organismo diferente.

vtbelchior disse...

GENTE! QUEM GOSTA DE CAFÉ SEM AÇUCAR?
QUEM GOSTA DE LIMONADA SEM AÇÚCAR??
QUEM GOSTA DE CARNE SEM SAL? FAZ FAVOR! UM POUCO DE AÇUCAR, OU O NIDEX, POODDEEE! UMA PITADA DE SAL, UM TEMPERO ( PEDAÇO DE CEBOLA, UM DENTE DE ALHO ).POOODDEE! É SAUDÁVEL DESPERTAR A CRIANÇA PARA OS SABORES. DE PREFERÊNCIA DOS SABORES GOSTOSOS! NOSSO CORPO PRECISA DE AÇUCAR E SAL,CLARO QUE SEM EXAGEROS. SOU MÃE DE 3 CRIANÇAS. UMA DE 21, OUTRA DE 8 E UM BEBÊ DE 4 MESES.

Anônimo disse...

A anonima ai esqueceu do IODO, que e necessario ao corpo (palavras da minha pediatra). 1 pitada apenas!! Ninguem colocora o pacote de sal!!!

Danielle disse...

@vtbelchior Isso é pq nosso paladar já está acostumado, para um bebê tudo é novidade, ele tem que desenvolver o próprio paladar, sentir realmente o gosto das coisas, o sal e o açúcar, só vai atrapalhar essa descoberta, além de fazer mal.

Óleo na comida de bebê de três meses? Aliás, todos os conselhos de medicina orientam introdução de sólidos depois dos 6 meses e tem gente querendo colocar sal, açucar e óleo (td industrializado, para piorar) goela a baixo. Por favor, conversem com seu pediatra e procurem a GVA no orkut (Grupo Virtual de Amamentação) para problemas com a amamentação, vokta ao trabalho e introdução de sólidos.

E antes que alguém fale que alguém fez assim e ninguém morreu lembre-se que a obesidade infantil cresce cada vez mais devido a uma alimentação ruim desde cedo.

Danielle disse...

Outra coisa papinha tem que ser amassada e só, nada de bater no liquidificador nem peneirar, o bebê vai descobrir a textura de cada alimento, aprender a mastigar e engolir, não dá para fazer isso só com o líquido da papinha.

TATIANE disse...

TUDO ISSO QUE ESTA SENDO FALADO É MUITO RELATIVO E VARIA DE BEBE PARA BEBE, MEU PEDIATRA SE RECUSA A INTRODUZIR PAPINHA AO MEU BEBE DE 5 MESES, ELE DIZ QUE O CORRETO É AOS 6 MESES. CONCORDO, PORÉM VOU COMEÇAR A TRABALHAR DAQUI A 2 DIAS... MEU FILHO NAO SE ADAPTOU COM O LEITE ARTIFICIAL, O MATERNO NAO É SUFICIENTE PARA DEIXAR ARMAZENADO. O QUE VOU FAZER??? DEIXÁ-LO COM FOME??? É NESSA HORA QUE AGIMOS CONFORME NOSSAS NECESSIDADES.

Aline disse...

Tenho uma menina de tres meses ela não mama toma leite ninho integral com mucilon. gostaria de saber se ja posso dar outros alimentos e se sim quais?????

ana paula disse...

meu bebe completou 3meses e só toma leite nan1comfort,quero saber se ja posso começar a dar painhas e sucos de laranja lima?ele não é mto novinho?

Anônimo disse...

Mães,Um bebê de três meses é muito novinho para tomar sucos e papas,somente o LM ou LA é suficiente,estamos cuidando de uma vida, e queremos o melhor para os nossos bebês, portanto não vão acreditando em tudo que vêem na internet, e seguindo a risca opiniões de outras pessoas que não tem nenhum certificado profissional para afirmar que isto é ou não a melhor coisa a ser seguida. Os pediatras são os melhores conselheiros e sabem o que estão fazendo porque estudaram muitos anos o desenvolvimento fisico do ser humano, e tb tem muitos pediatras que tem opiniões diferentes e neste caso vale o "coração de mãe" portanto muito cuidado. Tem uma bebe que vai fazer 4 meses, e vou continuar com LM até completar os 6 meses. Ja tenho um de 3 anos e com ele foi a mesma coisa, exclusivo LM ate os 6 meses, e hoje é uma criança que come de tudo e super saudavel.Como uma outra senhora postou o sal, óleo e açucar não deve ser acrescentado na comida do bebe antes de completar no mínimo 9 meses.Li que tem umas senhoras que criticou a "anonima" cuidado com o que dissem, o que foi ou é bom para seu filho pode não ser para outras, portanto a melhor coisa a fazer é tirar suas dúvidas com o pediatra e fazer uso dos "conselhos" da net só para comparações. Felicidades a todos

Anônimo disse...

Nossa, que polêmica por causa da "anônima". Concordo com um pouco de cada uma de vocês. O melhor mesmo é ter orientação de um pediatra, porém, o profissional nem sempre é sensível à sua rotina. Todos insistem que o bebê continue se alimentando de LM até ficar com barbas, mas seu dia-a-dia é quem vai ditar as regras. Que bom se puderem amamentar até os 6 meses, no mínimo, mas se não, existem alimentos ricos em vitaminas que não substituem o LM, mas proporcionam ao seu filho uma vida com muita saúde. Boa sorte a todos e, de fato, "vale o coração de mãe", mas uma orientação sensata também ajuda bastante.

Vanessa T. disse...

Gostei muito do conteúdo acima, dos comentários das mães, pois tenho um bebê q completou 3 meses ontem, e mama exclusivamente o NAN 1 confor, pois ñ tive leite para amamentá-lo...estou pesquisando sobre a introdução de novos alimentos ao seu cardápio como sucos, mingau, pois ñ é fácil manter o uso do nan, devido ao preço...meu pediatra tb indicou o uso de chás para cólicas e hidratação(coisa mt rara deles indicarem)mas me disse q só quem nunca foi pai é que ñ indica os chazinhos....pretendo sim seguir algumas dicas do blogg, pois eu tb fui criada a base somente de leite de vaca de saquinho e nunca tive quaisquer consequências, pois antigamente ñ existiam muitos recursos, somente receitas caseiras, e hoje somos tds saudáveis...creio q essa geração do "nada é permitido" é muito falha, por isso temos crianças tão debilitadas, q ñ comem verdinho, laranjinha, ñ sobem em árvores nem brincam na rua, assim como foi nossa infância, simples e sadia...ou naquele tempo todos nossos pais eram loucos por nos educarem desta maneira? Será que tb era errado nos dar umas palmadas para corrigir, coisa que hj é extremamente criticado pela lei?? aliás parece que com todo esse modernismo, todos os conceitos de ser mãe do passado caíram no esquecimento...fica o desabafo e a dica...beijos a todas e sigam oq o coração de mãe mandar sem julgarmos a opnião alheia...

Mayra disse...

Olá, meu nome é Mayra tenho um bebê de 4 meses e gostaria de saber se posso dar papinha e suquinhos e quais? obrigado...

Anônimo disse...

achei estranho BB come tudo q der .
um novo cardapio:
cafe da manha:bolo gelado
almoço:picanha,coca cola,macarrao,etc
lanche da tarde:misto quente e suco de laranja
jantar:macarrao a bolonhesa ou uma pizza.

Alessandra disse...

kkkkkk....

Pow Picanha coca-cola, pizza!

Sem querer criticar, mais tbm acho um desvaneio dar oleo, sal e açucar a um bbzin.
Sei q é complicado dar só lm,ja q eles nao teem horarios fixo a cada mamada, tenho um bb q completou 4 meses ontem,e fik grudado no seio toda hora, pra me da um alivio, dou o leite aptamil em 3em 3 horas, o correto de tanto adulto quanto criança se alimentar.

Bjs... a todas fiquem na Paz!