segunda-feira, 7 de abril de 2008

De Olho no Intestino do Seu Bebê!

Olá queridos pais.

Durante 1 ano e 2 meses o meu filho sofreu de problemas intestinais e foi terrível, com certeza o pior momento de nossas vidas!

Ter que ficar sempre controlando o que ele bebia e comia, sempre comprar alimentos com mais fibras, não deixá-lo comer e beber de tudo era muito ruim pricipalmente quando, mesmo com toda dieta, ele necessitaria fazer lavagem, horrível, muito sofrimento mesmo.

A pedidos fiz uma breve pesquisa dos alimentos e suas funções intestinais.

ALIMENTOS LAXANTES ("SOLTAM O INTESTINO")
Mamão
Abóbora,
Almeirão,
Pão de centeio,
Repolho,
Jaca,
Laranja,
Abacate,
Banana nanica,
Tomate,
Uva,
Aveia,
Melão,
Arroz integral,
Pão integral,
Macarrão integral,
Pepino,
Figo,
Couve,
Espinafre,
Ervilha,
Ameixa,
Vegetais folhosos,
Melancia,
Lentilha,
Pimentão,
Alface,
Agrião,
Iogurte,
Feijão,
Jiló,
Manga,
Vagem,
Milho e
Abacaxi.

ALIMENTOS OBSTIPANTES ("PRENDEM O INTESTINO")
Arroz,
Mandioca,
Bolacha água e sal,
Cará,
Cenoura cozida,
Caju,
Biscoito,
Gelatina,
Pão branco,
Maçã sem casca,
Banana prata,
Banana maçã,
Maisena,
Batata salsa,
Limão,
Goiaba sem casca,
Batata.

ALIMENTOS FLATULENTOS ("PRODUZEM GASES")
Agrião,
Acelga,
Cebola,
Alho,
Brócolis,
Couve,
Jabuticaba,
Melão,
Melancia,
Ervilha,
Feijão,
Lentilha,
Milho,
Pimentão,
Pimenta do reino,
Repolho,Rabanete,
Batata doce,
Leite,
Queijos temperados,
Abacate,
Nozes,
Ovos,
Peixe,
Mostarda,
Nabo,
Beterraba.

Mas o que realmente resolveu para meu filho, tanto para o intestino como para a gripe, foi 1 (uma) colher, todo dia, de mel puro com abacaxi.

Beijos e até a próxima!

20 comentários:

Álefe Souza disse...

Nossa, que interessante, Dani! Gostei desse post.
Bjs

ഇഇ†ŊÅÐĮĆഇഇ disse...

muito intersante esse blog parabéns

Atelier da Pati disse...

Olá Dani,

sei que o post é antigo, mas estou com um problema seríssimo com meu filhote de 3 anos. Como vc faz o xarope de abaxi com mel?

Obrigada.

gisele ferreira de haro disse...

gostaria de saber tb a recieta do xarope de mel e abacaxi

Anônimo disse...

olá, goataria de saber se é norma bebes de mesmo de 1 mes ficarem muitos dias sem fazer coco??

Anônimo disse...

Gostei muito,e ja fiz algumas coisas para meu bebê,ela tem 10 meses e tenho dificuldades para montar um cardapio para ela.
Me ajuda por favor
ass:Patricia

Unknown disse...

Que eu saiba mel é proibido p/ bebês, por causa do botulismo.

Anônimo disse...

Gostei do seu blog, mas devo comentar que o mel é contra-indicado para crianças com menos de 1 ano por conta do risco de botulismo.

Acho importante você corrigir essa informação.

Uma dúvida: alimentos que causam gases também prendem o intestino? Pergunto isso, pois ouvi alguém dizendo que batata doce era constipante, mas na sua lista está em flautulentos.

obrigada!

jeane disse...

Eu não sabia sobre o botulismo....eu bebe tem 2 meses e ele tem o intestin preso...me disseram p passar mel a chupeta e dar p ele e eu estava fazendo. Vi o seu comentário,pesquisei e fiquei apavorda,muito obrigada.

Anelise Bordados disse...

oi gostaria de saber quantos anos o seu filho tinha quando ele teve o problema de intestino.
minha filha ta com 1 ano e 6 meses e ela tem sofrido bastante com o intestino estou tendo que colocar minilax nela e ela ja fez uma lavagem hospitalar, fiko internada 2 dia, e eu ja fiz de td e ela continua com o intestino preso.
obrigada!

Lidiane mãe do Arthur disse...

olá a todas meu filho tem 9 meses e esta começando a ficar com problema de intestino, graças a Deus não precisei fazer lavagem mais tenho controlado a sua alimentação com bastante verde em sua sopa e o pediatra dele passou benefiber ele toma meia medida na mamadeira de manhã e anoite é o que tem melhorado muito e quando eu vejo que tem muito coco no reto dele eu induso com um cotonete tb foi o pediatra dele que me ensinou para não ter que colocar minilax nele o tempo todo.

Vanessa Pimenta disse...

Dani,adorei as dicas!!!Ixii,comi pão branco hoje e acho que tô exagerando no limão tbm =/

Anônimo disse...

minha bebe tem 4 meses e eu nao sei o que dar pra ela comer ja voltei a trabalhar.dei maça pera prende o intestino ou nao.

Anônimo disse...

sou a luciana de brasilia q perguntou minha filha ta com o intestino preso. ela tem 4 meses eu postei esse comentario anterior...

Dani Páscoa disse...

Lucina, não sou pediatra, mas como meu filho teve problemas sérios com intestino preso o pediatra proibiu o consumo de maçã e pera, elas só podiam ser consumidas em poucas porções se misturadas com alguma fruta laxante como mamão, ameixa, etc.

Anônimo disse...

CRIANÇA NÃO PODE COMER MEL, PELO AMOR DE DEUS, NUNCA OUVIRAM FALAR DE BOTULISMO??????

Anônimo disse...

botulismos são:

Botulismo de feridas: os esporos penetram nas feridas, produzem a toxina e o paciente desenvolve o mesmo quadro sintomatológico.

Botulismo infantil: bebês de menos de 1 anos têm o intestino imaturo. Através da ingestão de mel, os esporos do Cl. botulinum germinam e colonizam o intestino do bebê. Produzem toxina no intestino, que é absorvida e causa a doença. Mel não é recomendável para bebês, portanto.

Anônimo disse...

Olá Pais e Mães, uma leve massagem na barriga do bebé, em volta do umbigo, no sentido dos ponteiros do relógio fazendo uma leve pressão ao passar do lado esquerdo para baixo, favorece a progressão do bolo fecal para sua explusão. Também podem comprimir com cuidado as pernas do bebé (deitado de costas) sobre sua barriga, ambas ao mesmo tempo e esticar; fazer umas quantas vezes. Também podem com a palma dos dedos efectuar uma leve pressão e tremor simultaneamente em volta do umbigo. O stresse é contagioso! por isso, pais,tentem não passar o nervosismo para seus bébés. Após o banho, todas estas técnicas têm mais efeito pois a criança costuma relaxar bastante na água, inclusivé podem efectuar os movimentos manuais durante o banho!!! Desejo ter ajudado!!

Anônimo disse...

obrigada pela dica

Jéssica disse...

alice tinha o intestino preso quando comecei dar comida.
mas hj funciona direitinho
adorei seu blog e ja estou sgeuindo
http://alicealexiapassosguedes.blogspot.com.br/