terça-feira, 29 de maio de 2007

Os dentes dos bebês

1. Como se chamam os dentes do bebê?
Dentes de leite, dentes decíduos, dentes temporários, dentes provisórios, primeira dentição e da primeira infância.

2. Se os dentes de leite são temporários, por que é importante trata-los?
-Prepara o caminho para a erupção dos dentes permanentes, mantendo espaço nos arcos dentais e equilíbrio harmônico no crescimento (dentes, ossos e músculos).
- Proporciona uma mastigação e deglutição dos alimentos e conseqüentemente uma melhor digestão
- É importante no desenvolvimento da fonação, facilitando na pronúncia dos fonemas dentais, como: t, v, f, z, s.
- Função estética: quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas percebemos que ocorre com elas uma dificuldade de comunicação e integração social.

3. Qual a seqüência (ordem) e a cronologia (data) de erupção?
-· Incisivos centrais inferiores - 6 meses
· Incisivos laterais inferiores - 6 meses
· Incisivos centrais superiores - 7 ½ meses
· Incisivos laterais superiores - 7 ½ meses
· Primeiros molares inferiores - 12 meses
· Primeiros molares superiores - 14 meses
· Caninos inferiores - 16 meses
· Caninos superiores - 18 meses
· Segundos molares inferiores - 20 meses
· Segundo molares superiores - 24 meses.

4. Quais os sintomas que poderá ocorrer quando nascer os dentes de leite?
Ao nascimento dos dentes, poderão ocorrer alguns sintomas como: coceira e abaulamento da gengiva com o aumento da salivação, estado febril e até as fezes podem ficar mais liquidas. Para melhorar este desconforto devemos oferecer ao bebê, alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

5. Em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite, o que fazer?
A idade média normal para o nascimento dos dentes é por volta de seis meses de idade. Um atraso em torno de mais de seis ou oito meses, ainda poderá ser considerado dentro dos padrões de normalidade em nossa população. Também poderemos ter dentes de leite que nascem antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento (dente natal), ou por volta de dois a três meses de idade (dente neonatal). Se isso ocorrer procure o odontopediatra.

6. Quando deve começar a limpeza dos dentes de leite?
Antes da erupção dos primeiros dentes a boca e a gengiva, deverão ser limpas com a ponta de uma fralda com água filtrada, tornando mais limpa, assim como acostumar a criança à manipulação de sua boca. Quando erupcionar os dentes deve fazer a limpeza sempre que possível, principalmente à noite logo após a última mamada: molhe uma gaze com água oxigenada de 10 volumes, bem diluída com água fervida esfregando os dentes, inclusive a língua.Após o nascimento de todos os dentes, não esquecendo da língua, iniciar a higienização com escova dental.

7. A aplicação de flúor deve ser iniciada na dentição de leite?
Sim, logo após a erupção dos primeiros dentes deve ser feita a aplicação de flúor 0,02% pelo menos uma vez por dia: colocar quatro gotas na gaze e esfregar todas as faces dos dentes superiores e inferiores. No consultório a aplicação de flúor deve ser feita por volta de dois anos e meio a três anos de idade.

8. O uso da mamadeira estraga os dentes?
O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar a chamada cárie de mamadeira, quando apresentar um uso descontrolado e contínuo. O fato de adicionar outro componente, como açúcar e cereais, leva a um aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa gradualmente, após erupção dos primeiros dentinhos.Caso haja dificuldade, poderá oferecer mamadeira com água pura.

9. Por que a amamentação noturna pode gerar cárie de alta possibilidade?
Á noite existe uma diminuição da salivação e também do reflexo da deglutição que favorece a retenção do alimento junto ao dente. O uso da chupeta ou mesmo chupar o dedo faz os dentes entortarem?O hábito da chupeta ou sucção do dedo deverá ser interrompido por volta dos três anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar, portanto devemos encoraja-la a deixar o hábito.Caso contrário à chupeta ou sucção do dedo levará a um desequilíbrio das arcadas dentárias e a má posição dos dentes.

Agora é só começar a se preparar e cuidar bem deles!!

22 comentários:

disse...

Oi Dani, adorei o post e o mais incrível é que estava justamente fuçando na internet sobre o cuidando c/ os primeiros dentinhos e aí entrei aqui e vi o seu post. A Mariana já está c/ 5 dentes e pelo jeito vem mais por aí, e agora deu p/ rejeitar a mamadeira, ficou 2 dias s/ mamar e no meu desespero ofereci leite c/ Nescau e ela mamou, agora tá me dando um medo de estragar os dentinhos dela por causa do chocolate. Vou começar já a limpeza diária dos dentinhos dela. Beijos

Anônimo disse...

Olá, ótima sua explicação, clara e objetiva!! Tenho uma preocupação, meu bebe tem 7 meses e nenhum dentinho, será q é algum problema?? Estou muito preocupada, por favor me ajude?

reginaldo rodrigues disse...

meu filho tem 8 meses e ja estão nascendo os caninos superiores é normal?

Djamila disse...

Olá!
Meu príncipe está com 1 ano e 20 dias e só tem dois dentinhos. será que é normal?

Luciane disse...

Minha filha tem 01 ano e 1 mês, já nasceram quatro dentes na parte superior da arcada e na inferior ainda não nasceu nenhum. É normal??

Anônimo disse...

boas a minha filha tem 18 méses e ainda não tem nenhum dente! aguem me pode dar uma ajuda?

Richardson disse...

Meu filho tem 7 meses e ums dias, gostaria de saber sobre os dentinhos, pois nasceram os dentes centrais inferior e esta nascendo o lateral inferior tambem, mais o problema é q eles estão nascendo tortinhos, os centrais estao em fomra de V para dentro e o lateral esta um pouco afastado do outro!! é normal isso?

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Tatiane Centeno disse...

Meu filho fez 8 meses, já esta nascendo o 5º dente e está febril.. gostaria de saber quantos dias a febre persiste e até quantos graus é considerada normal???

Anônimo disse...

olá...
meu filho tem 2 anos e já tem 20 dentinhos, mas parece que esta nascendo outro molar na arcada inferrior dele. Isso é normal? ele tá com garganta inflamada , dor de ouvido. estou procupada....
por favor me ajude, pensei que q a dentição de leite já estivesse completa.

eliane disse...

oi meu gato tem 06 meses e meio, já tem os dois dentinhos inferiores central, não teve nenhuma reação, agora esta nascendo quatro de uma só vez, os superiores central, esta muito enjoado e chora mto, gostaria de saber se é normal nascer quatro de uma só vez.

VANESSA BRITTO disse...

Meu filho tem 7 meses e ainda não nasceram os dois dentes centrais inferios e nem os superiores.
Mais está nascendo um superior lateral. ISSO É NORMAL? ESTOU PREOCULPADA.

joyce disse...

oi... meu filho esta com 1 ano e 5 meses e so possui 6 dentes...e normal ou devo procurar um espcialista?

emanuele disse...

meu neto tem 8 dentinhos e so tem 4 meses isso e normal por favor alguem me responda o meu e mail e emanuelenovaes@hotmail.com obrigado gente

Anônimo disse...

meu filho tem 8 meses e ainda não saiu nenhum dentinho estou muito ansiosa ois vejo outras crianças com a mesma idade com dentes e ele sem nenhum será que e normal ? existi algo que podemos fazer para sair logo os dentinhos?

Anônimo disse...

meu filho tem 10 meses e não nasceu nem um dente,tenho q procurar o medico!

cristiane disse...

ola meu filho esta completando 8 meses hoje esta enjoado,com febre e todo enpolado sera que e por causa dos dentes isso e nomal.

Anônimo disse...

ola minha filha esta com 1ano e 9dias ja nasceran 4dentes em cima r 2 em baixo, miha duvida é se é normal fazer coco 4vezes por dia não mole mas pastoso,queria saber se pode dar coisas para cortar.

06 de março de 2012 as16:30

Anônimo disse...

Paula disse ...

Boa noite !!!
Meu sobrinho está com 19 meses de vida e em sua dentição superior só se romperam dois dentes e não há mais nenhum sinal que irá romper mais dentes . Isto é normal e qual deve ser o procedimento que temos que tomar ?

kelly angel disse...

minha bebe de 8 meses ja tem 2 incisivos inferiores e agora esta nascendo os laterais superiores e normal me ajudem estou preucupada...

Sara disse...

Para tirar o melhor atendimento de nossos filhos deve ser sempre acima deles, para que eles nunca vão mal sempre fazendo estudos, se necessário, como um radiologia e diagnóstico por imagem

marina gimenez disse...

MEU BEBE TEM 7 MESES E ACABA DE NASCER OS CANINOS SUPERIORES DELE ESTOU PREOCUPADA EU NUNCA VI ALGO PARECIDO EU TENHO UM VANPIRINHO EM CASA
O NORMAL NÃO E NASCER APOS OS 12 MESES SOMENTE ?