quarta-feira, 7 de maio de 2008

Alimentos não recomendados nos primeiros 12 meses

Farinha de trigo: Contém glúten e a criança pode apresentar intolerância à substância.

Ovo: O ovo inteiro pode ser introduzido, sempre cozido, após o sexto mês. A exceção está em crianças com alergia alimentar e quadros alérgicos intensos, que devem evitar a clara(rica em proteína).

Mel: Com exceção do industrializado, o mel selvagem deve ser evitado antes do primeiro ano de vida, pois pode oferecer risco de contaminação, com o Clostridium botulinum, microorganismo causador do botulismo.

Pescados e frutos do mar: Indicado somente após o primeiro ano, pois são muito alergênicos.

Carne de porco: Deve ser evitada devido ao alto teor de gordura saturada, além de causar possíveis alergias.

Sucos prontos (industrializados): São recomendáveis depois de 2 anos, e mesmo assim, eventualmente. Os sucos naturais contêm mais vitaminas e muito menos açúcar.

Embutidos e frios: Como possuem muita gordura, sal e conservantes, devem ser evitados até os 2 anos.

Alimentos industrializados: Em geral, estes produtos têm em suas fórmulas corantes e conservantes, por isso não devem ser consumidos por crianças antes de um ano de vida. Além disso, contém um alto teor de gordura hidrogenada, o que pode provocar obesidade e uma alteração nas taxas de colesterol e triglicérides.

Refrigerantes: Esse tipo de produto tem elevada proporção de açúcar, corantes e outras substâncias sem nenhum valor nutritivo. Além disso, atrapalham a absorção de cálcio. Daí o motivo para serem evitados.

Enlatados: Contêm sal em excesso, aditivos e conservantes artificiais que podem irritar a mucosa gástrica da criança, comprometendo a digestão e a absorção dos nutrientes, além do baixo valor nutritivo.

Doces: Os açúcares e doces tiram a fome e ainda prejudicam o valor calórico das refeições. Neste caso, o ideal é que eles sejam consumidos no fim do primeiro ano e em quantidades bem pequenas. Deve-se dar preferência às frutas da estação.


Agradecimentos:

Bebel, que contribui com a escolha do post atual.
PS: Ainda estou pesquisando sobre doenças respiratórias, se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.

2 comentários:

Mariana disse...

Ola, adorei as dicas!

Present-Service disse...

Olá mamães e futuras mamães, tudo bem? Muito bacana esse blog, parabéns! Gostaria de dar a dica de um site que contem várias informações para bebês e gestantes, inclusive um artigo bem interessante sobre alimentação para bebês: www.letsfamily.com.br/alimentos-complementares-para-saude-do-seu-bebe
Eu particularmente gosto bastante, e para aquelas que se interessarem, eles também fazem várias promoções e sorteios de produtos para bebês.
Beijos a todas!